23 NOV 2021
Combate às endemias alerta a população para cuidados com escorpiões
Atenção! Venenos comuns não matam escorpiões. Por isso, é importante tomar alguns cuidados.
A fim de reforçar a prevenção e combate aos escorpiões, a Prefeitura de Glicério, por meio da equipe municipal de Combate às Endemias, faz um alerta para a população sobre alguns cuidados essenciais que cada cidadão pode tomar para evitar a perigosa propagação deste animal peçonhento.

Em dias mais quentes e úmidos, é comum acidentes com escorpiões. Esses animais podem viver por longos períodos sem comida e água, escondidos em lugares escuros e úmidos, como frestas de paredes, calçados, atrás de móveis e no meio de entulhos.

Inseticida não são eficazes

O escorpião consegue sentir a presença de inseticida, portanto, se estivermos diante do escorpião e aplicarmos inseticida diretamente sobre o corpo do animal, a medida será eficaz, no entanto, se passarmos o inseticida no quintal ou em nossa casa, como fazemos por exemplo para eliminar baratas, o escorpião sentirá a presença do inseticida e ficará escondido. Vale ressaltar que os escorpiões podem ficar longo período sem se alimentar e sem sair do local, por isso, que o controle com inseticida não é eficaz

É importante lembrar que caso algum idoso ou criança sejam picados, a consequência pode ser fatal. Para evitar que isso aconteça, a intervenção mais eficaz para o controle dos escorpiões é o manejo ambiental, ou seja, identificar e eliminar os locais de esconderijo do animal.

Este manejo é realizado através da limpeza, fechamento de frestas, descarte de objetos e materiais que possam servir de abrigo. Os principais alimentos dos escorpiões são baratas, grilos, aranhas, cupins e outros insetos, por isso, reforçar a limpeza do quintal e de casa é essencial.

A equipe municipal de combate às endemias faz um alerta para outro mito: com relação a criação de galinhas como forma de controle de escorpiões. As galinhas têm hábito diurno e os escorpiões hábitos noturnos e na área urbana, os escorpiões se escondem embaixo de madeiras, entulhos, pedras, entre outros locais em que a galinha não consegue ciscar, portanto, a galinha não é uma predadora eficaz do escorpião. E como já é de conhecimento, a galinha atrai o mosquito Palha, transmissor da Leishmaniose Visceral.

Assim, frisamos que a dedetização para eliminar baratas pode contribuir para evitar a presença de escorpiões, pois, como elas servem de alimento para o escorpião, atraem eles, inclusive pelos ralos da casa. Eliminado as baratas diminui a chance de termos a presença do escorpião.

Captura segura do escorpião

O manejo de escorpiões exige uma série de cuidados, para isso segue o link do Manual de Controle de Escorpiões onde ensina a forma correta de se capturar os escorpiões.

Os acidentes com escorpiões

Para evitar acidentes com escorpiões é importante a atenção ao manusear materiais de construção; ao calçar calçados; manuseio com colchas e lençóis de cama; evitar que as cortinas encostem no chão; muros e paredes devem ser rebocados, pois, os escorpiões podem se alojar nos vãos e frestas dos tijolos.

Os acidentes envolvendo escorpião são de maior gravidade para crianças de até 12 anos, e os riscos aumentam conforme a demora do socorro médico, portanto, em caso de acidente, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

Se encontrar um escorpião em sua residência, a orientação é para entrar em contato com a Diretoria de Combate à Vetores pelo telefone (18) 3647-9900 - Ramal: 218.