EnfeiteAGENDA DE EVENTOS

• T
  • Q
08 FEV 2021
Prefeitura e CPFL alertam população sobre riscos de empinar pipa em locais próximos à fiação da rede elétrica

Empinar pipa é uma brincadeira divertida. Mas quando é praticada em locais próximos à fiação da rede elétrica pode causar acidentes graves e até fatais. Para evitar que isso aconteça, a Prefeitura de Glicério apoia a campanha “Guardião da Vida”, promovida pela CPFCadastro de Pessoa FísicaL (Companhia Paulista de Força e Luz). A ação é para conscientizar e orientar a população sobre os riscos e perigos que o uso do cerol ou das chamadas “linhas chilenas” podem causar.

A Prefeitura alerta que empinar pipa perto da rede elétrica pode causar transtornos para as pessoas. O cerol ou as chamadas “linhas chilenas” podem cortar os cabos, com isso o fornecimento de energia elétrica é interrompido, causando prejuízos e transtornos para a população, empresas, órgão públicos e privados, entidades, hospitais, entre outros.

Além disso, vale lembrar que o uso de cerol ou “linhas proibidas” é prática proibida, considerada crime. A Prefeitura salienta ainda que o uso de cerol e linhas chilenas pode causar acidentes graves e fatais para pedestres e motociclistas.

Na região de Araçatuba, o aumento foi de 140%, passando de 15 casos em abril e maio de 2019, para 36 interrupções por pipa nos mesmos meses de 2020.

Araçatuba lidera o número de casos em 2020, seguida por Penápolis e Birigui. Segundo a CPFCadastro de Pessoa FísicaL Paulista, a única cidade atendida na região que teve menos casos na comparação desses períodos foi Valparaíso, que reduziu de duas para uma ocorrência.

A companhia alerta que as pipas enroscam facilmente na rede de energia e estão entre as principais causas de acidentes elétricos, além de gerar transtornos e riscos para a população.

Para chamar a atenção para esses riscos, a CPFCadastro de Pessoa FísicaL Paulista desenvolve a campanha Guardião da Vida.

Confira dicas da CPFCadastro de Pessoa FísicaL Paulista para evitar acidentes graves ao empinar pipa:

– Empine pipas longe de rede elétrica, de preferência em locais livres onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;

– Não soltar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos;

– Nunca use cerol ou a linha “chilena”. Além de causar graves acidentes, elas são proibidas por lei;

– Não utilize papel alumínio na confecção da pipa. O material em contato com os fios provoca curtos-circuitos;

– Caso a pipa enrosque nos fios, nunca tente recuperá-la. Não utilize canos, bambus ou cabo de vassouras para desenroscar o brinquedo da rede elétrica;

– Não empine pipas na chuva. Elas funcionam como um para-raios, conduzindo energia;

– Não suba em lajes de casas para empinar ou recuperar pipas. Qualquer distração pode causar uma queda;

– Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas. Em velocidade, linhas podem não ser vistas e, com isso, causar graves acidentes, sobretudo se tiverem cerol ou se a linha for a chilena;

– É aconselhável ter sempre um adulto responsável acompanhando as crianças no momento da brincadeira.

Em caso de falta de energia, ou acidente com uma pipa e a rede elétrica, entre em contato com os canais de atendimento da CPFCadastro de Pessoa FísicaL Paulista:

· Web mobile: www.cpfCadastro de Pessoa Físical.com.br (acesso via smartphone)

· App “CPFCadastro de Pessoa FísicaL Energia”, disponível para smartphones Android ou iOs

· Agência Virtual: www.cpfCadastro de Pessoa Físical.com.br

· SMS: enviar para 27351 (em casos de falta de energia, o cliente envia seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a previsão de restabelecimento)

· Call Center: 0800 010 1010 (ligação gratuita)

Versão do Sistema: 2.10.2 - 03/02/2021
Versão do Sistema: 2.10.2 - 03/02/2021