Na última quinta-feira (28), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Glicério promoveu uma importante palestra e roda de conversa sobre violência contra a mulher, em alusão à campanha “Agosto Lilás”. O encontro foi realizado na quadra Prefeito Waldomiro Marotta e conduzido pelas policiais militares CB Leuck e SD Talita, que trouxeram diversas orientações sobre como proceder nos casos de violência doméstica.
Com base em informações e dados oficiais sobre o número de casos de violência no país, as policiais fizeram um alerta fundamental: é preciso denunciar o agressor. A ação foi intermediada pela psicóloga do CRAS, Julie Sayuri Yamanaka Tafeli, e destacou a importância de conscientizar e apoiar vítimas e familiares.
Durante a palestra, foram apresentadas dicas práticas e informações sobre onde e como recorrer em situações de violência. Uma das policiais ressaltou que, mesmo que o caso não esteja acontecendo dentro de sua casa ou família, uma simples ligação pode salvar uma vida. Ela reforçou ainda que, ao contrário do ditado popular, em briga de marido e mulher, “se mete a colher, sim”, pois a denúncia é essencial para salvar vidas.
Foi destacado que, infelizmente, muitas mulheres agredidas sentem vergonha, culpa e acabam omitindo a agressão até mesmo dos familiares — uma realidade mais comum do que se imagina. O bate-papo também abriu espaço para relatos e experiências das participantes, possibilitando a troca de ideias sobre a forma correta de agir em situações de agressão.
A tarde foi marcada por aprendizado e diálogo, reforçando que o problema pode não estar dentro de nossa casa, mas que qualquer pessoa pode ajudar alguém em perigo através de uma denúncia.
Estiveram presentes na palestra a secretária municipal de Educação, Delma Barbosa de Carvalho, o vice-prefeito e secretário de Governo e Planejamento, Luis Carlos Ferrari, a participação da população além de outros servidores municipais de diversas áreas e o sargento Mariano, responsável pela Polícia Militar de Glicério.
Fonte: Prefeitura Municipal de Glicério
Autor: Everaldo dos Santos Marques
Local: Glicério