27/03/2018 às 13:59:00
Prevenção à conjuntivite e a doença MÃO-PÉ-BOCA
Preocupado com a saúde de nossas crianças e adolescentes, o Prefeito se reúne com os secretários da Educação, Assistência Social e da Saúde para discutir uma forma de prevenção eficaz contra a doença Mão-pé-boca e a conjuntivite que se encontram presente em alguns municípios vizinhos.

O QUE É A doença MÃO-PÉ-BOCA

A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa causada por vírus encontrados normalmente no sistema digestivo, por isso a transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade.

São sinais e sintomas característicos da doença mão-pé-boca:

• febre alta (38 – 39°C) de 2 ou 3 dias antes do surgimento das lesões;
  • Mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia;
  • aparecimento na boca, amídalas e faringe de manchas vermelhas que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas (parecido com aftas);
  • erupção de pequenas bolhas(parecido com espinhas) principalmente ao redor da boca, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer em outros locais;
  • Por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação.

É preciso redobrar os cuidados para mantê-la bem hidratada e recebendo alimentação adequada apesar da dor de garganta, o ideal é que o paciente permaneça em repouso.

A síndrome mão-pé-boca costuma durar de 7 a 10 dias e cura-se espontaneamente, sem a necessidade de tratamento e sem causar complicações na maioria dos casos.

Recomendações

* Nem sempre a infecção do vírus provoca todos os sintomas clássicos da síndrome.  Há casos em que surgem lesões parecidas com aftas na boca ou as erupções cutâneas; em outros, a febre e a dor de garganta são os sintomas predominantes. Fique atento, portanto;

* Crianças devem ficar em casa, em repouso, enquanto durar a infecção;

* Lembre sempre de lavar as mãos antes e depois de lidar com a criança doente, ou levá-la ao banheiro. Se ela puder fazer isso sozinha, insista para que adquira e mantenha esse hábito de higiene mesmo depois de curada.

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Os principais sintomas da conjuntivite são: Olho vermelho e lacrimejante; Inchaço nas pálpebras; Intolerância à luz; Visão embaçada; visão borrada.

Recomendações

Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas).
Evite compartilhar toalhas de rosto.
Lave as mãos com frequência e não coloque-as nos olhos.
Em caso de aparecimento dos sintomas Procurar o Centro de Saúde.

E-mail: gabinete@glicerio.sp.gov.br
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 8:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00 Horas.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.