O QUE É A doença MÃO-PÉ-BOCA
A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa causada por vírus encontrados normalmente no sistema digestivo, por isso a transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade.
São sinais e sintomas característicos da doença mão-pé-boca:
É preciso redobrar os cuidados para mantê-la bem hidratada e recebendo alimentação adequada apesar da dor de garganta, o ideal é que o paciente permaneça em repouso.
A síndrome mão-pé-boca costuma durar de 7 a 10 dias e cura-se espontaneamente, sem a necessidade de tratamento e sem causar complicações na maioria dos casos.
Recomendações
* Nem sempre a infecção do vírus provoca todos os sintomas clássicos da síndrome. Há casos em que surgem lesões parecidas com aftas na boca ou as erupções cutâneas; em outros, a febre e a dor de garganta são os sintomas predominantes. Fique atento, portanto;
* Crianças devem ficar em casa, em repouso, enquanto durar a infecção;
* Lembre sempre de lavar as mãos antes e depois de lidar com a criança doente, ou levá-la ao banheiro. Se ela puder fazer isso sozinha, insista para que adquira e mantenha esse hábito de higiene mesmo depois de curada.
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Os principais sintomas da conjuntivite são: Olho vermelho e lacrimejante; Inchaço nas pálpebras; Intolerância à luz; Visão embaçada; visão borrada.
Recomendações
Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas).
Evite compartilhar toalhas de rosto.
Lave as mãos com frequência e não coloque-as nos olhos.
Em caso de aparecimento dos sintomas Procurar o Centro de Saúde.