10 FEV 2009
Caravana de Glicério à Estância Balneário de Mongaguá
O Projeto Espaço Amigo, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Glicério, com o apoio da Prefeitura Municipal local, proporcionou, entre os dias 27 de janeiro e 01 de fevereiro, um passeio na Estância Balneário de Mongaguá para 40 crianças e adolescentes, sendo 23 da sede do município e 17 das olarias e do distrito de Juritis.
A caravana foi coordenada por Sueli Kazumi Toyama Saeki e contou com o apoio de 09 funcionários do Projeto e da Secretaria Municipal de Assistência Social, que monitoraram todos os passeios e se responsabilizaram pelas atividades do alojamento para proporcionar todo o conforto necessário para as crianças e adolescentes. Este foi a segunda visita da caravana, organizada pelo Projeto Espaço Amigo, à Estância Balneário de Mongaguá que já os acolheu em janeiro de 2009 e de acordo com a coordenadora, Sueli Saeki, foram muito bem recebidos na ocasião o que motivou esta segunda visita.
A Prefeitura Municipal de Glicério oferece este passeio para as crianças e adolescentes atendidas pelo Projeto Espaço Amigo há seis anos consecutivos, sempre com recursos próprios, pois nunca fora beneficiado pelo programa Caravanas do Conhecimento, etapa Interior na Praia, desenvolvido pelo CEPAM. Anteriormente, entre 2005 e 2008, os passeios foram realizados no município de Guarujá. O município de Glicério ofereceu o transporte, a alimentação servida durante todos os dias, as bebidas (águas e refrigerantes) e os trajes de banhos e acessórios para as crianças e os adolescentes do projeto.
A Prefeitura de Mongaguá ofereceu alojamento e pães durante todos os dias, organizou uma equipe do município que traçou e coordenou um roteiro de passeios pelos pontos turísticos do balneário e arredores, além de proporcionarem toda a segurança em todas as atividades realizadas durante a estada do Glicerienses em Mongaguá, disponibilizando Policiais Militares, Guardas Municipais que acompanharam os passeios e bombeiros que ficaram atentos a todo o momento nas visitas às praias. Sueli, que foi responsável pela caravana e atualmente é a coordenadora das duas unidades deste Projeto Social no município, comenta explica que objetivo do Projeto Espaço Amigo é atender a proteção, desenvolvimento, inclusão e socialização de crianças e adolescentes que tenham entre 07 e 14 anos e 11meses e que há o propósito de contribuir para uma melhoria na qualidade de vida, para trabalhos preventivos a marginalização, prostituição e demais situações de riscos sociais. Segundo a coordenadora são desenvolvidas atividades esportivas, recreativas, artesanais e sócio-educativas para hábitos sadios que evitem a ociosidade, aproximação ao uso indevido de drogas e prostituição. Sueli justifica que passeios como este amplia e diversifica conhecimentos, pois devido à condição social da família de muitos deles não terão oportunidades como essa.
Ainda ela agradece ao apoio da Prefeitura de Glicério nessas atividades e destaca que essa iniciativa, desde o início em 2005, foi idéia do Prefeito Municipal, Enéas Xavier da Cunha e vem recebendo apoio incondicional, desde então, pela Secretária Municipal de Assistência Social, Sandra Aparecida RiskEid Cunha e pela assistente social Elaine Luíza Liria Juares. “ Oferecer um passeio, como este, é uma atividade muito importante dentro deste trabalho social realizado no município, principalmente na vida destas crianças e adolescentes que são atendidas por este projeto, pois poucos deles, provavelmente têm a oportunidade de visitarem praias, atualmente”, comenta o Prefeito Municipal de Glicério, Enéas Xavier da Cunha, que na oportunidade elogia o trabalho de Sueli Saeki à frente do Projeto Espaço Amigo e agradeceu a dedicação dos monitores que acompanharam a caravana. Enéas agradece especialmente ao Prefeito Municipal de Mongaguá, Paulo Wiazowski Filho, à Diretora Municipal de Educação, Maria Marta Soares e à Maria do Rosário Lisboa Gonçalves, que é Diretora do Ensino Fundamental, que não mediram esforços para acolher a caravana de Glicério. Mongaguá está localizada na região da Baixada Santista, na mesorregião litoral sul paulista. É um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. A carava de Glicério aprovou e recomenda o passeio neste município aos interessados.